domingo, 11 de janeiro de 2009

A fruta-do-sabiá




Na última edição da revista Globo Rural, foi publicada uma carta do leitor José Luiz Figueiredo, do Rio de Janeiro, na qual ele informava a dificuldade em adquirir mudas de Acnistus arborescens, comumente chamada de fruta-do-sabiá.
Esta planta apresenta uma vasta distribuição geográfica, ocorrendo desde o Caribe e América Central, até a Região Sudeste do Brasil. Geralmente em capoeiras, ou seja, em ambientes em processo de regeneração.
Via de regra é um arbusto de 1-2 m, com galhos finos e de madeira leve e pouco resistente. Destaca-se pela abundância de flores brancas em cachos, que logo se transformam em pequenas bagas alaranjadas. Nesta ocasião, fazem a alegria de muitos pássaros, inclusive o sabiá (Turdus rufiventris) que lhe traz fama.
Muito fácil de cultivar, aprecia solos organo-argilosos e que retenham um pouco de umidade. Precisa de luz solar direta ou indireta para vegetar com vigor. Vai bem climas subtropicais e tropicais, até mesmo em vasos. Incia a frutificação em pouco tempo.
Além dos predicados ornitófilos, a fruteira-do-sabiá vem sendo objeto de muitas pesquisas recentes, pois descobriu-se que um grupo de substâncias presentes em suas folhas (vitanolídeos) possui destacada atividade anti-cancerígena. Àqueles que se interessarem pelo assunto, recomendo uma pesquisa no Google.
Mas sem dúvida o repentino interesse pelo plantio de Acnistus arborescens deve-se ao trabalho de divulgação de dois apaixonados por aves nativas, Johan e Christian Dalgas Frisch. Na obra "Aves brasileiras e plantas que as atraem", publicada em 2005, os autores apresentam uma bela gravura de um sabíá-laranjeira refestelando-se com a fruta. Com a crescente urbanização de nossas cidades e consequente redução de área verde, quem não gostaria de atrair pássaros para seu jardim, ou mesmo sua varanda de apartamento?
Pois mesmo assim, ainda são raras as mudas da fruta-do-sabiá nos viveiros ou sementeiras por este Brasil afora, como testemunha José Luiz no início deste texto. Foi pensando em pessoas como ele, que recentemente disponibilizamos esta interessante "fruta para pássaros" no E-jardim:
Forte abraço!

27 comentários:

Unknown disse...

um espetaculo, naos as conhecia, parabens

Eduardo Jardim disse...

Que ótimo que tenha gostado, Fátima. Continue a visitar nosso blog, pois sempre encontrará novidades por aqui.

Alex Franco disse...

Sempre acompanho seu blog...tenho duas mudas já plantadas de fruta-do-sabia,comprei aqui em Vinhedo Sp e estou impressionado com o crescimento rápido dela,ainda mais nessa época de chuvas...se eu não tiver comprado gato por lebre,logo terei ela frutificando e isso me deixa muito feliz...vou fazer o seguinte,fotografarei sua folha e postarei no meu blog,dae se vc puder dar uma opnião se é mesmo da fruta do sabia que se trata...
um abração

Eduardo Jardim disse...

Olá Alex!

A fruta-do-sabiá é realmente uma planta de rápido crescimento. Pode enviar a folha que darei uma olhada, sim.

Abraço e obrigado por prestigiar nosso blog. Dê uma olhada também em nossa página, cheia de informações sobre cultivo:

www.e-jardim.com

Haroldo Junior disse...

Ola meu amigo, comprei 2 mudas contigo e uma plantei rente ao meu muro no quintla e outra no vaso, a do vaso já está com flôres, creio que em breve teremos frutos e muitas visitas de pássaros. Um grande abraço e parabéns pelo Blog.

Eduardo Jardim disse...

Olá Haroldo!
Lembro-me bem de quando vc adquiriu as mudas conosco. De fato, a frutificação da fruta-do-sabiá é bastante precoce e pode ser obtida mesmo em vasos.
Bom cultivo para você!

Haroldo Junior disse...

Realmente as flôres se transformaram em frutinhos amarelinhos, porém não deu tempo de fotografar, pois assim que amadureceram os sanhaços devoraram os frutinhos. Que bom, o meu objetivo era justamente esse. Atrair passarinhos.

Eduardo Jardim disse...

Olá Haroldo!
Muito legal saber que suas fruteiras-do-sabiá já estão frutificando.
Os sanhaços gostaram mais ainda, hehehe...

Alex Franco disse...

Grande Eduardo,

Meus dois pés de fruto do sabia estão carregados de frutinhas...que felicidade ver frutificar alimentos pros noss amigos da avifauna...
Aconselho a todos plantar essa arvoreo crescimento é muito rapido...
abração

Eduardo Jardim disse...

Olá Alex!
Que ótimo a sua fruteira-do-sabiá já estar produzindo! Parabéns, agora é só aproveitar a visita dos pássaros!

Anônimo disse...

Caro Eduardo,
Belo artigo, sem contar a imagem; gostaria de saber se é possível mantê-la em vasos e qual o tamnho desses? Gotaria de aber também se o Fruto-do-sabiá é comestível para humanos?
Parabéns!
Grato,
Jomadas

Anônimo disse...

Maravilhosa essa frutinha.
Como faço para conseguir sementes ou mudas, sendo que moramos em Goiania, no Centro Oeste, com um clima bastante árido?

Eduardo Jardim disse...

Olá anônimo.

Para conseguir mudas, é muito fácil, basta entrar em nosso site:

www.e-jardim.com

E fazer um pedido. Enviamos para todo o Brasil, inclusive Goiânia.

Abraços

MULHERES QUE CORREM COM LOBOS disse...

Eduardo, adorei saber sobre esta planta. Gostaria de saber se é é venenosa casa uma criança venha a consumí-la. Desde já obrigada

Eduardo Jardim disse...

A fruta-do-sabiá não é venenosa não. Possui um sabor adocicado, semelhante ao do Physallis.

PJ disse...

Sera que vocês podem me informar onde se compra mudas, dessa fruta-do- sabia ?

Anônimo disse...

gostaria de plantar 2 mudas desta planta quanto custa

Anônimo disse...

Gostei muito da matéria e me interessei tanto que gostaria de saber como faço para obter as sementes ,estou no ceará,qual a possibilidade de me ser enviada,
fico desde já agradecida pela atenção,um forte abraço...

email:s_ligia@ymail.com

Ligia Santos

rodrigo disse...

gostaria de saber onde comprar mudas da fruta do sabia(acnistus arborescens) pois moro no rio de janeiro tenho muita dificuldade em encontrar mudas dessa planta. por favor peço encarecidamente uma orientação.

Unknown disse...

Como conseguir sementes ou mudas da fruta de sabiá. Moro em Belo Horizonte.
jzdrumond@gmail.com

Eduardo Jardim disse...

Mudas de fruta-do-sabiá: frequentemente temos disponíveis em nosso viveiro, www.e-jardim.com, com remessas por Sedex para todo o Brasil.

Anônimo disse...

Depois de perder uma semeadura, peço ajuda pra semear de novo. Comprei bandejas e substrato para verduras, será que dá certo? Abçs

Eduardo Jardim disse...

Olá amigo anônimo! As sementes de fruta-do-sabiá são muito pequenas, e sensíveis. Fora de uma estufa profissional, raramente vingam. Não desperdice seu dinheiro comprando sementes e substrato. Dê preferência a mudas já formadas. Neste link vc poderá adquiri-las: http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=164

Anônimo disse...

As mudas d a fruta-do-sabiá está indisponível no site e-jardim?

Eduardo Jardim disse...

Olá, Anônimo.
Sim, as mudas de fruta-do-sabiá estão disponíveis em nosso site, www.e-jardim.com. Pode também entrar em contato através de nosso e-mail: contato "arroba" e-jardim.com

cicerofrocha@hotmail.com disse...

Ola boa noite vc pode enviar sementes ou so vende mudas? se puder esse e meu email cicerofrocha@hotmail.com para acertarmos os valores desde ja agradeço ..

Eduardo Jardim disse...

Olá, Cícero.
Nós não trabalhamos com sementes, somente com mudas.
Vc pode entrar em nosso site, www.e-jardim.com, e falar sobre a encomenda das mudas através do e-mail de contato.
Um abraço, Eduardo.