sábado, 21 de junho de 2008

Frutíferas em vasos (2) - as mais indicadas

No texto anterior, prometi discutir as árvores frutíferas mais adaptáveis para o cultivo em vasos.

Apresento a seguir uma listinha comentada:

- acerola (Malpighia emarginata): muito conhecida em todo o país, apresenta crescimento rápido e produção precoce. Ótima resistência a períodos de seca, o que pode ocorrer por esquecimento. Destacamos as cultivares “Manoa Sweet” (frutos doces), “Cabocla” (fruto grande e em formato de maçã) e “Amarela” (frutos amarelos, cor bastante rara para uma acerola). Não aconselho plantar sementes, pois podem ocorrer variações indesejáveis, além de demorar muito a produzir.

- bacuripari-anão (Garcinia brasiliensis): arvoreta que produz frutos redondos, amarelo-alaranjados (2,5-3 cm) com agradável sabor agridoce, muito adaptável a diversos tipos de clima (veja os frutos na foto que ilustra este post). É a menor das Garcinia, gênero que engloba excelentes frutas como os celebrados mangostão (G. mangostana) e achachairu (G. laterifolia).

- cajá-manga-anão (Spondias dulcis var.): o conhecido cajá-manga é uma árvore de grande porte, mas existe uma variedade de dimensões reduzidas, que frutifica em vasos, a qual vem sendo multiplicada pelo E-jardim. Foi exibida na imagem que acompanhou o post passado.

- citros (Citrus spp. e Fortunella spp.): várias espécies possuem porte e frutos de tamanho pequeno, sendo portanto altamente recomendáveis. A lima-de-cafir (Citrus hystrix) é muito valorizada por suas folhas deliciosamente aromáticas que condimentam pratos da culinária tailandesa. O calamondim (Citrus mitis) é muito decorativo por produzir lindas laranjinhas de 4,5 cm, usadas no preparo de vários doces e geléias. Igualmente ornamentais são os kumquats ou kinkans (Fortunella spp.), excelentes para consumo ao natural ou sob a forma de compotas.

- fruta-do-milagre (Synsepalum dulcificum): baga de pequenas dimensões, vermelha e dotada do poder de bloquear as papilas gustativas receptoras do sabor ácido. Durante cerca de uma hora, todos os sabores ácidos ingeridos em seguida tornam-se “milagrosamente” doces.

- groselha-híbrida (Dovyalis abyssinica x D. hebecarpa): arvoreta muito adaptável e resistente a extremos de temperatura, de produção precoce. Seus frutos (2,5 cm de diâmetro) são aveludados e acidulados, ótimos para o preparo de sucos e geléias.

- mirtilo-tropical ou azaléa-de-cingapura (Melastoma malabathricum): arbusto do Sudeste Asiático e parente de nossas quaresmeiras (Tibouchina spp.). Produz frutinhos semelhantes no aspecto e sabor aos afamados blue berries.

- murici-da-amazônia (Byrsonima crassifolia): um fruto agridoce, amarelo e muito aromático, cujo refresco ou picolé lembram o gosto do doce conhecido como queijadinha. A arvoreta é muito decorativa.

- palmeiras como o guriri (Allagoptera arenaria), o saboroso coco-chiclete (Syagrus vagans) cuja polpa se destaca facilmente do caraço e o famoso butiá-da-praia (Butia odorata) são ideais para vasos grandes, com iluminação solar direta.

- vampi (Clausena lansium): da mesma família (Rutaceae) que os citros, produz lindos cachos de frutos esféricos ou ovalados, de fina casca marrom, que se destaca facilmente de polpa translúcida, muito suculenta. Existem variedades agridoces ou sem acidez (como a laranja-lima).

Ficaram faltando as fabulosas mirtáceas. A relação é imensa (araçás, eugênias, goiabas, jabuticabas, etc.), por isso tratarei delas em um post exclusivo.

32 comentários:

Como posso dizer? disse...

Um tipo de fruta que eu cultivo em vaso e a pitanga. e e linda no vaso quando dá fruto.

Clarice Silvestre disse...

Ahhh!!! Eu adoro goiaba, jabuticaba e siriguela! Será que elas vão msm entrar num post futuro?? Vou ficar na espectativa! Adorei mt! Quero escolher umas 2 árvores frutiferas para por aqui em casa!

Eduardo Jardim disse...

Olá Luciana!
A pitanga (Eugenia uniflora) é uma boa planta para vasos, mas existem outras eugênias ainda melhores!

Eduardo Jardim disse...

Olá Clarice!
A goiaba e a jabuticaba são mirtáceas, e aparecerão no próximo post, que tratará exclusivamente desta família. Apresentaremos as melhores variedades de goiaba e jabuticaba para vasos.
Um abraço!

Eduardo Jardim disse...

Olá Luciana!
A pitanga (Eugenia uniflora) é uma boa planta para vasos, mas existem outras eugênias ainda melhores!

Núbia Corrêa disse...

tenho pitanga, jabuticaba e acerola em vaso, sempre deram frutos, pequenos, mas mesmo assim atraem os pássaros para o meu quintal...é legal vê-las fruticicando...ah, e tbm tenho amora em vaso.

Steven Winn Alexander disse...

Parabens. Voltarei para ver novidades. Obrigado.

Lu Dias disse...

Olá, tenho uma acerola em um vaso bem grande, ela tem galhos fortes e suas folhas são viçosas porém nunca frutificou. Gostria de ter uma orientação de como prceder. Qual fertilizante usar.
Desde já agradeço a atenção.

Eduardo Jardim disse...

Olá Lu!
Acerolas precisam de muito sol, terra fértil e regas frequentes, sem encharcamento. Experimente usar húmus de minhoca e um adubo rico em fósforo (pode ser farinha de osso ou superfosfato).
Boa sorte!

Blogger vídeos disse...

Eduardo parabéns pelo blog e pelo site! Simplesmente fantasticos.

Comprei recentemente um pé de limão siciliano ja com flores e frutos, gostaria de algumas informações para o cultivo dessa planta em vasos(ainda não plantei) e de como espantar as mosquinhas brancas dos citros visto que já apareceram por aqui, é mole.

Grande abraço.

Roberto.

Eduardo Jardim disse...

Olá Roberto, fico contente com que tenha gostado de nosso conteúdo.
Para manter o limão siciliano em vasos, vc precisará podar anualmente (no inverno) a parte aérea (galhos) e raízes (desenvasando, claro) e trocando o substrato na ocasião. Basicamente são as técnicas de bonsai (sugiro informar-se a respeito). Para combater as moscas brancas, use Confidor sob orientação de um agrônomo. Abraços

Blogger vídeos disse...

Eduardo, muito obrigado pelas orientações!!!!!
Adorei o site de vocês sim, com certeza irei adquirir alguma muda, vi plantas lá muito raras de se encontrar nos grandes centros urbanos.
A unica coisa que me deixou incucado é a tal poda de raízes, foi a primeira vez que li isso, fiquei meio preocupado, afinal esse procedimento será trabalhoso e delicado pra não afetar a planta.
Como você mesmo indicou vou buscar mais sobre esse assunto.

Valeu pelas dicas!!!! você é um cara iluminado por partilhar o seu conhecimento tão preciso!!!

Abraço.

Blogger vídeos disse...

Eduardo os limões do pé que plantei(siciliano) recentemente estão caindo, será que ele esta esntranhado o local novo???
A terra é nova dessas compradas já adubadas, deve ser a primeira florada dessa planta e e acho que tem flores e frutos de mais para uma planta ainda tão jovem.
Plantei no qintal de casa e portanto a area livre em volta do pé é pequena.

Agradaço qualquer informação.

Roberto

Eduardo Jardim disse...

Olá Roberto.
As primeiras floradas e frutificações das plantas são assim mesmo. Vingam poucos frutos e flores, e com o passar dos anos, a carga aumenta. Aguarde e ainda colherá muitos limões.

Blogger vídeos disse...

Grande Eduardo, sempre atencioso!

Me deixou mais tranquilo rsrsrsrs, realmente eu achei uma quantidade de flores e frutos muito grande para um pé tão pequeno.

Muito obrigado, de coração!

Simone Arteira disse...

olá amei as dicas tenho uma muda cambuci e plantei no vaso até agora ela esta bem gostaria de saber se pode ser plantada em vaso e os cuidados que tenho que ter

Eduardo Jardim disse...

O cambuci é uma árvore que adquire um porte de médio a grande. Para mantê-la em vasos, use um maior (50 a 60 litros), rico em terra orgânica e faça uma poda anual (de raízes e da parte aérea). Mais detalhes (e mudas disponíveis!) sobre o cambucizeiro em nosso site:

http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=38

Turma do Sexo disse...

olá, muito util seu blog, parabéns, tenho um pé de acerola em um barril, com mais de 100 litros, inicialmente devido a uma praga de pulgões ficaram somente os ganhos, perdeu-se todas as folhas, após o devido cuidado, o pé esta lindo, forte e com folhas grandes e saudáveis, o que esta acontecendo é que surgem muitas flores, mas nunca chegam a nascer os frutos, será que pode me ajudar na solução desse problema ?
desde já agradeço sua atenção

Eduardo Jardim disse...

Olá, Edu.
Normalmente, as primeiras floradas de uma frutífera não resultam em frutos. Com o passar do tempo, a quantidade de frutos vai aumentando, o que denota a maturidade da planta. Porém a não formação de frutos pode também estar ligada a um pH muito ácido do solo (neste caso, pode ser corrigido com calcáreo dolomítico).
Abraços

Unknown disse...

Olá, adorei o site e as dicas. Gostaria de saber se amora pode ser plantada em vaso e se dá frutos. Grata desde já, Rita.

Eduardo Jardim disse...

Oi, Rita, seja bem vinda a nosso blog!
Sim, a amoreira pode ser cultivada com sucesso em vasos. Ela vai frutificar bem, desde que vc a adube convenientemente e lhe proporcione um pouco de sol.
Venha visitar nosso site, www.e-jardim.com, onde inclusive damos uma receita de adubos (no item DICAS PARA CULTIVO).
Abrs!

PET Química CEFETPB disse...

Fiquei com uma dúvida, você diz que para a acerola não é bom plantar a semente, então como seria a plantação em vaso?

Agradeço
Carlos

Eduardo Jardim disse...

Olá Carlos, seja bem vindo a nosso blog!
As melhores mudas de acerola se fazem por estaquia, o que garante que sejam clones da planta mãe (que é selecionada como matriz por possuir qualidades excepcionais). Quando se planta de sementes, a qualidade varia muito (normalmente para pior).
Abraços

Anônimo disse...

ola Eduardo!gostei muito do seu blog,e gostaria de saber o tamanho minimo para um vaso para pitanguera,jabuticabeira,aceróla.sera que em um vaso com 40 litros consigo resutado de frutas ..

Anônimo disse...

mistério no pé de acerola, plantei uma muda cerca de 6 meses eta muito bonitinho o pé, folhas verdinhas, só q a uma semana, tods os dias aparecem folhas inteiras e em pedaços no chão, ja fiscalizei tdo e nao encontro nada nenhuma lagarta, ate tirei do vaso e peneirei tdo a terra, pra ver se seria algum inseto q sai da terra, e nao foi encontrado nada, me ensinaram deixar fumo de corda no alcooln e pulverizar, mas nao adiantou, alguem saberia me dizer se tem algum passaro, talves morcego q possa estar prejudicando o pé da fruta, nem deu fruta ainda, imagino qdo tiver o fruto aff..brigada

Anônimo disse...

OI td bem? meu nome eh marcia e coleciono mirtaceas e outras frutiferas em vaso. Percebi q a jabuticaba hibrida eh a melhor variedade para vasos pois nao cresce como a sabara q fica enorme. Se puder, acesse meu blog: loucosporjabuticaba.blogspot.com
q fruta eh essa da abertura?

wilma disse...

por favor, tenho um pé de limão e um pé de laranja em vaso, mas, quando as frutas nascem e começam a crescer, elas caem, porque? falta alguma vitamina?aguar a resposta, obrigada. Wilma

Eduardo Jardim disse...

Olá Márcia!
Muito legal seu blog sobre jabuticabas, deixarei uma mensagem lá. A abertura de nosso blog (http://e-jardim.blogspot.com, post inicial) é uma variedade especial de biribá (Rollinia mucosa), a "Hummungus", que significa imensa!

Eduardo Jardim disse...

Olá Wilma.
Muitas podem ser as causas, inclusive falta de água. Também poderia ser alguma doença, ou mesmo pouca idade da planta. Procure orientações de quem lhe vendeu a planta.

Nélio disse...

Gostaria de saber se tem alguma forma de combater os passaros que comem os frutos da jaboticabeira e como proceder. Nao consigo colher os frutos, pois quando estao maduros sofre o ataque dos passaros e nao consigo ver ou apanhar os frutos maduros. Aguardo uma resposta e desde ja muito obrigado. Moro em Parauapebas - PA. Obrigado

Valeska disse...

Olá, qro algumas árvores frutíferas na varanda do meu apto e gostaria d sugestões. O local é bem iluminado e arejado, pega todo o sol da manhã..que tipo d árvores se adaptam nesse ambiente...OBS: tenho crianças e certamente vão querer saborear das frutinhas...

Anônimo disse...

Adorei as dicas, estou iniciando o meu jardim, mas não tenho muito espaço no para plantar, portanto as dicas de quais e como cultivar em vaso foram muito úteis. Espero mais dicas. Obrigada!

Lu Ponce