domingo, 1 de junho de 2008

O araçá-pêra (2)


Após ter recebido as preciosas sementes do araçá-pêra de Martha Falcão, plantei-as cuidadosamente. A germinação foi relativamente rápida, e as mudas desenvolveram-se bem em solo bem adubado e regado periodicamente. Em cerca de um ano plantei duas mudas no campo, que iniciaram a frutificação precocemente, aos três ou quatro anos de idade.

Psidium acutangulum é uma espécie muito difundida em toda a Bacia Amazônica, cultivada em pomares domésticos, ou mesmo na forma silvestre. Também ocorre nas Guianas e na Bacia do Rio Orinoco, na Venezuela. É freqüentemente comercializada nas feiras livres das cidades amazônicas, onde faz muito sucesso.

A árvore é relativamente pequena (3-4 m em cultivo), de copa colunar, dotada de uma folhagem densa e muito bonita. Suas folhas medem de 10-14 cm de comprimento por 4-6 cm de largura, e apresentam as nervuras bastante impressas na face superior. As flores são abundantes, relativamente grandes (1,5- 2,0 cm), brancas e perfumadas.

A produtividade é bastante alta, ocorrendo durante quase todo o ano, mas com maior abundância nos meses mais chuvosos. Uma planta adulta chega a produzir mais de 50 kg de fruta por safra!

O fruto, na variedade selecionada por Falcão, atinge quase 10 cm de diâmetro, e chega a pesar mais de 250 gramas. A polpa é branco-amarelada, profundamente perfumada. Chega a apresentar quase 400 mg de vitamina C por 100 g de massa, entre outros nutrientes. O sabor é ácido, o que lhe confere grande vantagem sobre sua prima goiaba (Psidium guajava), pois é imune ao ataque da mosca-dos-frutos, que prefere espécies mais doces. Desta forma, torna-se ideal para o preparo de sucos, doces, geléias e iogurtes.

E que iogurte! O araçá-pêra assim preparado adquire uma textura cremosa, leve e muito aromática, agradando aos mais exigentes paladares. Preparei ontem, no café-da-manhã, uma receita que divido com os internautas:

- 1 araçá-pêra grande (200 g), suficientemente maduro (macio ao toque)
- 1 copo de iogurte natural
- 1 copo de leite
- açúcar ou adoçante a gosto

Descasque o araçá, corte-o em pedaços, e bata todos os ingredientes no
liquidificador. Em seguida coe em uma peneira, e sirva em taças ou copos. Huuummm....

P.S. Vejam mais fotos e muita informação sobre o araçá-pêra em nosso site: http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=20

2 comentários:

Eduardo Jardim disse...

Comentário da Carminha:

"Oi amigo bom dia, amei o seu blog fiquei encantada com o araça-pera que não conhecia é possivel postar a árvore? Parabéns Fique com Deus."

Eduardo Jardim disse...

Olá Carminha!
Vou postar no próximo blog a foto da árvore do araçá-pêra.
Aguarde.