sábado, 17 de maio de 2008

Boas vindas


SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DO E-JARDIM!!

Boas-vindas aos internautas que acessaram este blog! Ele é dirigido a todos que gostam de plantas ou que apreciam as maravilhas da Natureza. Vamos iniciar uma série de posts falando de deliciosas frutas que você pode plantar e consumir. Eles aparecerão na rede de uma a duas vezes por semana. Fique de olho.

Apresentaremos um sem-número de fruteiras, inclusive as pouco conhecidas, as raras, as selecionadas, as super especiais brasileiras e também as exóticas. Por falar em nativas, é bom dizer que antes da chegada dos colonizadores portugueses, elas já eram muito utilizadas e até domesticadas pelos índios que habitavam o Brasil. Hoje em dia fazem parte da memória de alguns poucos privilegiados que as consumiram na infância, ou ainda que ouviram falar delas através de seus pais ou avós. Encontram-se praticamente desaparecidas de nossa vida, assim como foram mingüando as majestosas florestas que cercavam os centros urbanos desta terra. Pois é, frutas são maravilhas vegetais que também se perdem. Neste espaço, iremos recuperar as esquecidas e apresentar as novas variedades que estão surgindo.

Além de serem a melhor fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes para o ser humano, as plantas frutíferas estão na base da sobrevivência de animais silvestres como pássaros, roedores, abelhas e peixes. Quem for proprietário de alguma chácara, sítio, fazenda ou mesmo de imóveis urbanos como uma casa ou apartamento pode – e deve – cultivar algum destes vegetais. Desta forma, além de contribuir para o fomento da biodiversidade em nosso planeta, estará enchendo seu lar das alegrias que só uma fruta colhida no pé proporciona.

Nenhuma moradia é pequena demais para o cultivo de uma dessas plantas. Naturalmente os imóveis rurais poderão abrigar uma maior quantidade e variedade, mas mesmo um pequeno quintal, cobertura ou varanda urbanos também poderão fazê-lo. Existe uma vasta gama de frutíferas que podem ser mantidas com sucesso nestes espaços, mesmo que em vasos ou sob a forma miniaturizada de bonsais.

Quero trazer para a web um pouco da rica flora brasileira, dos raros e exóticos sabores escondidos, da beleza latente encontrada nessas formas. Incentivar seu uso na arborização urbana e paisagismo em geral. Fugir da mesmice proporcionada pelas prateleiras dos supermercados – maçã, laranja, pêra, mamão, melancia, melão, uva... Resgatar nomes como mangaba, cambucá, araticum, pequi, mapati, cagaita, amora, cambuci, araçá, cajá, pitomba, grumixama, guabiju, guaburiti, jabuticaba, umbu, cupuaçu, murici, biribá, tucumã, pupunha, ingá, abiu, guapeba, camu-camu, sorva, jenipapo, buriti, pitanga, bacuri, saputá, bacupari, guabiroba, taperebá, juá, cereja-do-rio-grande e uvaia. Tudo isso regado a muita troca de informação e opinião virtual. Entre em contato e especifique o clima e solo da região onde você pretende colocar suas fruteiras. Praia, montanha, várzea, nível do mar ou altitude, temperado ou tropical. Seja até na Caatinga, Cerrado ou Amazônia, há sempre um mundo de informação e de mudas para você descobrir, plantar e curtir.

17 comentários:

HISTORIAS VERMELHAS disse...

Só passei para dar os parabens pela inciativa. Isso é muito bom. Saber sobre coisas genuinamente brasileiras, regionais, alem de saudáveis.
Outro dia eu estava assistindo no globo rural uma entrevista sobre uma sorveteria em goias (se nao me engano) que usa poupa de frutas regionais... cagaita e tals . facinante a ideia... e pelo q ele vende... deve ser muito bom mesmo.
Abraço! sucesso!

Eduardo Jardim disse...

Olá Branco!
Muito obrigado pelos parabéns, a idéia é essa mesmo!
A sorveteria à qual vc se refere chama-se "Sabor do Cerrado", a qual já tive o prazer de visitar (em Goiânia).
Convido-o também a conhecer meu site (www.e-jardim.com), onde há muitas fotos e informações sobre frutas!
Abraço!

Unknown disse...

Parabens Eduardo pelo seu blog!
Que tipo de fruta é essa na figura?
Parece ser Graviola? MMMMmmmmmmmmm
Que delicia!

Eduardo Jardim disse...

Olá Calvin!
A fruta da foto é um biribá (Rollinia mucosa), cultivar Hummungus. É uma fruta nativa da Amazônia, e muito fácil de cultivar.
Veja mais informações sobre ela em nosso site: www.e-jardim.com (basta digitar "biribá" na ferramenta de busca do site.
Abraços!

Unknown disse...

Muito legal sua idéia, Edu. Adorei.
Quanto a foto, também achei que fosse uma graviola. Com certeza aprenderemos muito através do seu blog. Obrigada pela dica e sucesso pra vc!

Anônimo disse...

Parabéns, Eduardo pela iniciativa! Achei linda a foto do biribá, particularmente adoro pinha, fruta do conde e a graviola, acho que essa fruta deve ter algo em comum, não? Vou colocar a pagina nos meus favoritos para sempre acessar a conferir as novidades...Sucesso para você! Rachel

Marcia disse...

Parabéns pela iniciativa!
Já adicionei entre os favoritos e estarei sempre conferindo as novidades!
Abraços!

Eduardo Jardim disse...

Pessoal, muito obrigado pelos incentivos, eles certamente me motivarão a trazer mais novidades para o blog!
Abraços!

Rosmari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosmari disse...

Eduardo,
Parabéns por mais esse novo canal de divulgação e aprendizado.
Rosmari Lazarini

Eleana A R Hoffmann disse...

Eduardo, muito bom seu blog assim como seu site que eu já conhecia, esta sua iniciativa com certeza vai melhorar a qualidade de muitos quintais por ai. O país precisa recuperar muita coisa boa que tem sabor de infância, mostrar para nossos filhos e netos que somos riquíssimos e grande parte destas riquezas cabem num cantinho do quintal, em um vaso na janela, não precisa ficar só na saudade, pode ser real se quisermos. Um abraço e muito sucesso!

Núbia Corrêa disse...

Eduardo
Parabéns pelo seu blog, o post está muito bom, e é sempre bom termos um lugar para recorrer quando tivermos alguma dúvida sobre frutíferas...ah, e em Fortaleza tbm tem uma sorveteria assim,com sorvetes de sabores de frutas locais, é muito bacana...bjks e boa sorte com seu blog!!!

Eduardo Jardim disse...

Olá Nubia!
Fico feliz com que vc tenha gostado do blog.
Agradeço pela dica da sorveteria em Fortaleza, vou pesquisar a respeito. Em Belém existe uma excelente especializada em frutas típicas: chama-se "Cairu" e serve até sorvete de açaí BRANCO!
Taí um bom tema para um post: sorveterias especializadas em frutas regionais.
Valeu!

Unknown disse...

Parabens Eduardo. Uma otima iniciativa para divulgar fotos e textos sobre as frutas tropicais, especialmente as nativas.

Unknown disse...

Eu já sou fã da sua página pessoal, e amei o blog. Parabéns!
Vamos nos unir para fazer nossa parte e ajudar nosso planeta azul.
Abraços, Edu.
Dana.

Unknown disse...

Oi amigo bom dia, amei o seu blog fiquei encantada com o araça-pera que não conhecia é possivel postar a árvore? Parabéns Fique com Deus.

Eduardo Jardim disse...

Oi Carminha!
Transcrevi sua mensagem, e respondi-a nos comentários sobre o post "o araçá-pêra (2)".
Confira!