domingo, 22 de fevereiro de 2009

Na trilha de Glaziou: a redescoberta da guaquica (parte 2)

O cambuí (Myrciaria floribunda) [foto à esquerda] e a guabiroba-verde-rugosa (Campomanesia schelechtendaliana var. rugosa) [foto de baixo] são cultivadas pelos caiçaras




Encontramos pitangas (Eugenia uniflora) de tamanho e sabor excelentes, muito melhores do que as selvagens espalhadas pelas restingas fluminenses. Também o sensacional cambuizeiro (Myrciaria floribunda), arvoreta semelhante a uma jabuticabeira que fica completamente repleta de frutinhos vermelhos de 1,5 cm, de casca fina, suculentos e saborosos, muito utilizados sob a forma de sucos e como aromatizantes da cachaça.

Pela primeira vez, vi variedades melhoradas de guabiroba-verde-rugosa (Campomanesia schelechtendaliana var. rugosa), frutífera que cultivamos aqui no E-jardim (veja em http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=27). Embora de frutos menores, a forma caiçara possuía um sabor excepcional para a espécie, evidenciando a seleção pelo sabor.

Também nos chamaram a atenção a jabuticaba-da-restinga (forma silvestre de Myrciaria cauliflora que vegeta sobre a areia, produzindo elevada carga de frutos) e um estranho araçá de grandes dimensões (6 cm de diâmetro), de folhas semelhantes a Psidium cattleianum porém com sementes maiores e menos numerosas, além de ótimo sabor agridoce.

5 comentários:

Alex Franco disse...

Nunca vi um blog tão bem feito assim,rico em informações que acredito ser dificil de achar na web.
parabens cara
se puder visite meu blog tb
http://tropicalia-verde.blogspot.com/
abraços

Alex Franco disse...

Veja bem!!
Não quis dizer que suas informações foram coletadas na web,mas caso eu procure algo relacionado ao que vc publica,os assuntos,imagino serem raros na web,pobre de informações.

Eduardo Jardim disse...

Olá Alex!

Obrigado pela visita. Passei lá pelo seu blog e deixei um recado, parabéns pela iniciativa!

Obrigado pelos elogios, de fato as informações que veiculamos não estão na web, tanto as fotos quanto os textos são o resultado de nosso trabalho de cultivo e viagens por todo o Brasil, sempre em busca de novidades!

Forte abraço!

Alex Franco disse...

Grande Eduardo,
To mais uma vez dando uma passada pelo seu site,lendo com calma e aprendendo mais um pouquinho!
Enquanto estava lendo,estava pensando tb na dificuldade em se encontrar mudas dessas frutíferas de nossa Mata atlantica.Dae pensei em te perguntar se vc conhece algum lugar específico que tenha uma variedade legal...
Vc mora em que lugar do Br?
Eu to em Vinhedo Sp...Gostaria muito de começar a plantar algumas coisas dificeis de se achar e ajudar a preservação,doando depois sementes pra outras pessoas,enfim...
Tenho um Araçá,é uma goiabinha verde neh?!meu pé ta com 2 metros de altura,parece estar saudavel
Um abraço cara

Eduardo Jardim disse...

Caro Alex,´

É justamente este serviço de enviar mudas de plantas nativas que nosso viveiro presta. Sugiro que acesse nosso site www.e-jardim.com, explorando os diversos links do mesmo (quem somos, formas de entrega, frutíferas, ornamentais, etc.). Acho que é justamente o que vc está buscando. Entregamos em qualquer ponto do país, via Sedex ou transportadora.

Um abraço!