quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A formidável pitangatuba (2) - características e cultivo



No post anterior, escrevi que a pitangola (mais um apelido que lhe foi dado, em função de parecer-se com um misto de pitanga e carambola) seria uma planta com grandes qualidades. Hoje vamos desenvolver o tema.

A Eugenia neonitida é uma mirtácea endêmica (com restrita área de distribuição) das restingas fluminenses, até recentemente quase desconhecida dos fruticultores. Em seu habitat natural, é um arbusto compacto, de menos de 1 m de altura. Em condições de cultivo, atinge pouco menos de 2 m. Seu tronco possui uma casca externa áspera, que se desprende em placas. As folhas têm textura de couro (coriáceas), são elípticas e pontiagudas no ápice. São verde-escuras na face superior, e mais claras na inferior. As nervuras são bem impressas na parte superior.

Nos meses de outubro a março, a planta floresce abundantemente, frutificando entre setembro e fevereiro.

Os frutos são de chamar a atenção de qualquer pessoa, pois chegam a medir 7 cm x 5 cm, amarelo-alaranjados quando bem maduros, ocasião em que desprendem um aroma fantástico, superior ao das melhores uvaias (Eugenia pyriformis). A porcentagem de polpa é imensa, pois os frutos apresentam uma semente única, relativamente pequena. Esta semente se destaca facilmente do restante da fruta. A pitangatuba é muito suculenta, parecendo se "derreter" quando posta na boca, causando uma agradável sensação. Seu sabor é agridoce, que pode tornar-se mais adocicado à medida em que a adubamos com potássio (sob a forma de KCl, por exemplo) e a cultivamos a pleno sol.

Um estudo recente [Vilar, J. et al., 2006. Potencial nutritivo de frutos de pitangão (Eugenia neonitida Sobral). Rev. Bras. Frutic., 28(3): 536-538], disponível online no site www.todafruta.com.br, revelou que seus valores nutricionais são amplamente superiores aos da conhecida pitanga-comum (Eugenia uniflora), recomendando-a para plantio e exploração comercial de polpa.

Cabe aqui repetir que o sabor do pitangão em nada se assemelha ao da pitanga-comum. Enquanto a última sempre apresenta algum sabor resinoso (aquele "amarguinho" característico), E. neonitida não apresenta qualquer sinal de amargor, deixando invariavelmente um gosto muito agradável na boca.

Ela é uma planta de grande adaptabilidade, indo bem em climas quentes ou frios, em qualquer tipo de solo, e beneficiando-se amplamente de uma boa adubação. Pode ser plantada em pomares ou mesmo em vasos e jardineiras. Frutifica precocemente, a partir de um ano e meio ou dois anos de idade.

Para se ter uma idéia, basta dizer que aqui no E-jardim elas frutificam dentro de tubetes (!) de 19 cm de altura x 6 cm de largura, com uma altura de 40-50 cm! Muitos clientes nossos têm recebido as mudas nestas condições.

Espero que os fruticultores brasileiros se animem a desenvolver pomares comerciais de pitangatuba, e que sua polpa esteja brevemente disponível para consumo de nossa população.

Forte abraço!

7 comentários:

Unknown disse...

Tenho dois pés em casa, nascidos de frutos que eu trouxe de Búzios, Praia de Tucuns.Concordo com tudo o que foi falado,bonito arbusto para o jardim e fruta muito interessante para comer.

Eduardo Jardim disse...

Olá, Carlos Jamel. Seja bem-vindo a nosso blog. De fato, a pitangatuba ocorre em estado silvestre na Praia de Tucuns, assim como em muitos outros balneários em Armação dos Búzios-RJ. Parabéns pelo bom gosto!

Samuel disse...

Como consigo mudas ou sementes?

Samuel disse...

como consigo uma muda ou sementes??

luciae carlos disse...

Ola amigos, gostaria muito de uma muda ou semente de pitangatuba . posso trocar por sementes ou mudas que tenho algumas como: pimentas,Lambari, biquinho amalero e vermelho etc.ou comprar se for o caso .obrigado saude e paz ! Carlos

luciae carlos disse...

alguem tem mudas pra vender trocar ou doar ? obrigado

Eduardo Jardim disse...

Aos amigos que perguntaram sobre mudas de pitangatuba: elas estão disponíveis para venda em nosso site, www.e-jardim.com, através de nosso e-mail de contato. Teremos muito prazer em atendê-los!