quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Para atrair pássaros: corozo, a palmeira dos frutos rubros

Apesar de jovem, o exemplar de Aiphanes aculeata exibido na foto ao lado já frutifica com fartura.














Recentemente, o amigo Acácio Rodrigues Alves (Recife-PE) chamou-me a atenção para uma foto de beleza ímpar publicada no Portal WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil, genial criação do mineiro Reinaldo Guedes:

http://www.wikiaves.com/foto.php?lang=pt-br&f=32386

A deliciosa imagem mostra um par de saíras-sete-cores (Tangara seledon) refestelando-se com os saborosos e nutritivos frutos rubros da palmeira corozo (Aiphanes aculeata). O fotógrafo que capturou o raro momento foi o carioca João Quental, utilizando uma câmera Nikon D300. Parabéns!

O corozo é uma palmeira originária da Amazônia Ocidental, de rápido crescimento e fácil cultivo. De fato, é muito utilizada em paisagismo, pois tanto sua forma elegante quanto seus frutos vermelhos e vistosos causam impacto. Entretanto, nem todos sabem o quão atrativos para os passarinhos são aqueles pequenos cocos recobertos de polpa riquíssima em vitamina A. Compare o tamanho dos mesmos com o das saíras: são quase do tamanho das suas cabeças, algo como o equivalente a uma jaca (Artocarpus heterophyllus) para um ser humano. Sim, o que pode nos parecer apenas uma frutinha, para um pássaro pode ser uma farta refeição!

Como já escrevemos antes neste espaço, são muitos os observadores de aves que nos procuram questionando o que plantar para atrair determinadas espécies. Entre as palmeiras, não temos dúvidas em indicar com fervor Aiphanes aculeata.

Mudas, fotos e mais informações em:

www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=1

Forte abraço!

8 comentários:

Alex Franco disse...

Ela não tem espinhos em seu caule?!

Eduardo Jardim disse...

Sim, Alex. O corozo possui espinhos no caule, conforme está descrito na ficha da planta em nosso site, confira: www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=1

Ricardo disse...

Essa palmeira pode ser plantada na cidade de Campos do Jordão?
Abraços

Eduardo Jardim disse...

Olá Ricardo! Aiphanes aculeata vai muito bem em Campinas, Piracicaba e arredores, onde é cultivada com frequência. Para estimar seu comportamento em Campos do Jordão, tomemos como referência as regiões dos EUA onde ela vai bem: Zonas 11 (temperatura mínima acima de 4,5 Celsius) e 10b (temperatura mínima de 1,7 a 4,4 Celsius). Ela se adapta com razoável sucesso Pa zona 10a (temperatura mínima de -1,1 a 1,6 Celsius). Pelo que pesquisei, em Campos de Jordão a temperatura mínima média fica acima disto. Portanto, pode ser cultivada sim.

SustentaGAIAbilidade disse...

Prezados colegas

Muito interessante o blog. Sou meio suspeito porque gosto de tudo que diz respeito à fauna e à sua conservação. Incluí o nome do e-jardim no blog que tenho e que também se interessa por conservação de espécies em geral - incluindo o homem: SustentaGAIAbilidade
http://www.somosambiente.blogspot.com
Em geral, as pessoas que se preocupam em cuidar de "outros" possuem uma aura especial.
Parabéns.
Roberto Rocha

Raquel Mello disse...

Oi Eduardo.. gostaria de saber onde acho o Corozo para comprar?? Ouvi dizer que corozo é uma delicia e fiquei curiosa... voce sabe onde encontrar?? Se no RJ tem onde comprar???

Raquel Mello disse...

Gostaria de saber se tem como comprar a fruta Corozo no rio de janeiro...

Eduardo Jardim disse...

Olá Raquel!
Frutos de corozo são comercializados apenas na região amazônica. Mas se vc tiver um espacinho para plantar, poderá cultivar a palmeira com sucesso no RJ. Em poucos anos, ela inicia a frutificação.