sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Frutíferas em vasos (5) - cambucá-da-praia e guaquica

Frutos e folhas do cambucá-da-praia (Myrciaria strigipes) sobre o prato do E-jardim










Frutos e folhas da guaquica (Myrciaria guaquiea), em foto análoga à anterior


















O post anterior foi dedicado à fruta-do-mistério, uma excelente planta para cultivo em vasos. Não menos apropriadas são as duas espécies hoje abordadas, o cambucá-da-praia (Myrciaria strigipes) e a guaquica (Myrciaria guaquiea).

Como pode ser facilmente depreendido das imagens acima, tratam-se de duas frutíferas aparentadas, porém com sensíveis diferenças. Além das folhas, de formatos e proporções distintos, os frutos apresentam sabores e texturas diversos, ambos deliciosos. Difícil descrever em palavras, mas eu diria que a guaquica possui um teor de açúcar um pouquinho maior, e a casca ligeiramente mais espessa. Na relação quantidade de polpa : tamanho da semente, ambas superam com folga a também relacionada cabeludinha (Myrciaria glazioviana), que das três é a mais conhecida. Em outras palavras, as duas frutas hoje analisadas são mais suculentas quando degustadas.

Apesar de há muito conhecidas pela ciência (M. strigipes foi colhida pelo Príncipe Maximiliano de Neuwied e descrita por Otto Berg em 1857; e M. guaquiea descoberta por Glaziou e classificada por Hjalmar Kiaerskou em 1893), seu cultivo em pomares domésticos praticamente inexistia até recentemente.


A guaquiqueira é uma arvoreta que pode ser mantida com sucesso em vasos. Compare...
... com a foto do cambucazeiro-da-praia, que igualmente frutifica em vasos
A redescoberta da guaquica foi narrada neste blog, no dia 22/02/2009, e desde então iniciamos a produção regular de mudas da mesma, distribuindo-as entre fruticultores de todo o país. Já a introdução do cambucá-da-praia na horticultura é um pouco mais antiga, datada do início da década de 2000. Na ocasião, fomos alertados pelo colecionador de frutas Adelício ("Dedé") Pereira da Silva (Patos de Minas-MG) sobre a existência de uma saborosa fruta amarela na região de Conceição da Barra (ES), chamada pelos locais de cambucá. Ora, o nome vulgar logo remeteria à conhecida Plinia edulis, sobre a qual já escrevemos vários textos neste espaço. Mas não, a tal frutinha era mais parecida com a cabeluda (Myrciaria glazioviana) e vegetava sobre a areia, em restingas (P. edulis vive em florestas, e possui os frutos muito maiores).

Logo recebemos do Dedé uma mudinha do cambucá-da-praia (nome alcunhado para distingui-lo de seu homônimo florestal), que passou a ser cultivada com muito esmero aqui no E-jardim. Nos anos seguintes, fizemos algumas viagens ao litoral norte do Espírito Santo e sul da Bahia, onde encontramos populações naturais de Myrciaria strigipes. De fato, em alguns quintais de cidades praianas nesta região, vimos exemplares da frutífera bem tratados e produzindo uma enorme quantidade de frutas. As últimas são particularmente abundantes no mês de dezembro, e fazem a alegria de quem as saboreia.

Aqui no E-jardim, o cambucazeiro-da-praia lançou flores nos primeiros anos, porém produzindo poucos frutos. Contudo, a quantidade foi aumentando de forma gradual, e atualmente já desfrutamos de ótimas safras, tornando possível a produção regular de mudas. Enquanto escrevo estas linhas, saboreio alguns destes frutos. Humm...

Mais informações e mudas:

guaquica:
http://e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=303

cambucá-da-praia:
http://e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=278

Nenhum comentário: