domingo, 16 de novembro de 2008

Apresentando... a inigualável ilama!


A família Annonaceae inclui cerca de 2.300 espécies em todo o mundo. Estima-se que cerca de 400 delas produzam frutos comestíveis, de formas e sabores muito variados. Este total está dividido entre 35 gêneros, dentre os quais Annona é, sem sombra de dúvida, o mais conhecido.

Nossos índios tupi-guaranis usavam a palavra “aratycu” (posteriormente adaptada para araticum em português) para designar essas iguarias. O termo significa "fruto macio" ou "fruto dos céus", segundo alguns autores.

O fato é que são frutas muitíssimo apreciadas por nossa população, com destaque para as conhecidas ata, fruta-de-conde ou pinha (Annona squamosa), graviola (A. muricata) e atemóia (A. cherimola x A. squamosa). No Brasil Central o marolo (A. crassiflora) reúne muitos fãs, e na Amazônia o destaque fica por conta do biribá (Rollinia mucosa).

Hoje vamos dedicar este espaço à mais saborosa anonácea que pode ser cultivada nas regiões tropicais, ao nível do mar: a ilama (Annona diversifolia).

Ainda praticamente desconhecida dos fruticultores brasileiros, esta maravilhosa fruteira é originária dos contrafortes das montanhas voltadas para o Oceano Pacífico de El Salvador, Guatemala e México. Nesta região, ela é plantada desde o nível do mar até 700 m de altitude.

O fruto mede cerca de 12 cm de diâmetro, e sua forma varia do quase esférico ao ovalado. Sua casca é resistente ao transporte, e possui uma bela tonalidade verde-azulada. A polpa apresenta um aroma característico e sabor doce, muito agradável. Há ilamas de coloração branca a vermelha, passando pelos tons intermediários, como as retratadas na foto acima.

A ilameira é uma arvoreta de 3-6 m, de copa aberta e geralmente ramificada desde a base. Possui folhas grandes, de formato obovado. Suas raízes são pivotantes, e permitem uma boa fixação mesmo em solos pedregosos. Não é nada exigente quanto à composição do substrato, mas não tolera encharcamento. Deve ser cultivada a sol pleno, em climas tropicais ou subtropicais. Na última condição perdem as folhas durante o inverno (a partir de mínimas de 7 Celsius). Climas ideais envolvem precipitações de 1400 a 2000 mm bem distribuídos durante a estação chuvosa, com período de estiagem bem definido.

Vejam mais fotos e leiam mais sobre a Annona diversifolia em nosso site:
http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=252

Forte abraço!

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Do jeito que vc as descreve,devem ser deliciosas......Obrigada pela visita......Adorei as postagens....volte sempre....é mt bom este intercâmbio....

Eduardo Jardim disse...

Sim, ela é deliciosa mesmo!
Valeu pelo intercâmbio!
Abrçs