quarta-feira, 24 de setembro de 2008
A formidável pitangatuba (2) - características e cultivo
No post anterior, escrevi que a pitangola (mais um apelido que lhe foi dado, em função de parecer-se com um misto de pitanga e carambola) seria uma planta com grandes qualidades. Hoje vamos desenvolver o tema.
A Eugenia neonitida é uma mirtácea endêmica (com restrita área de distribuição) das restingas fluminenses, até recentemente quase desconhecida dos fruticultores. Em seu habitat natural, é um arbusto compacto, de menos de 1 m de altura. Em condições de cultivo, atinge pouco menos de 2 m. Seu tronco possui uma casca externa áspera, que se desprende em placas. As folhas têm textura de couro (coriáceas), são elípticas e pontiagudas no ápice. São verde-escuras na face superior, e mais claras na inferior. As nervuras são bem impressas na parte superior.
Nos meses de outubro a março, a planta floresce abundantemente, frutificando entre setembro e fevereiro.
Os frutos são de chamar a atenção de qualquer pessoa, pois chegam a medir 7 cm x 5 cm, amarelo-alaranjados quando bem maduros, ocasião em que desprendem um aroma fantástico, superior ao das melhores uvaias (Eugenia pyriformis). A porcentagem de polpa é imensa, pois os frutos apresentam uma semente única, relativamente pequena. Esta semente se destaca facilmente do restante da fruta. A pitangatuba é muito suculenta, parecendo se "derreter" quando posta na boca, causando uma agradável sensação. Seu sabor é agridoce, que pode tornar-se mais adocicado à medida em que a adubamos com potássio (sob a forma de KCl, por exemplo) e a cultivamos a pleno sol.
Um estudo recente [Vilar, J. et al., 2006. Potencial nutritivo de frutos de pitangão (Eugenia neonitida Sobral). Rev. Bras. Frutic., 28(3): 536-538], disponível online no site www.todafruta.com.br, revelou que seus valores nutricionais são amplamente superiores aos da conhecida pitanga-comum (Eugenia uniflora), recomendando-a para plantio e exploração comercial de polpa.
Cabe aqui repetir que o sabor do pitangão em nada se assemelha ao da pitanga-comum. Enquanto a última sempre apresenta algum sabor resinoso (aquele "amarguinho" característico), E. neonitida não apresenta qualquer sinal de amargor, deixando invariavelmente um gosto muito agradável na boca.
Ela é uma planta de grande adaptabilidade, indo bem em climas quentes ou frios, em qualquer tipo de solo, e beneficiando-se amplamente de uma boa adubação. Pode ser plantada em pomares ou mesmo em vasos e jardineiras. Frutifica precocemente, a partir de um ano e meio ou dois anos de idade.
Para se ter uma idéia, basta dizer que aqui no E-jardim elas frutificam dentro de tubetes (!) de 19 cm de altura x 6 cm de largura, com uma altura de 40-50 cm! Muitos clientes nossos têm recebido as mudas nestas condições.
Espero que os fruticultores brasileiros se animem a desenvolver pomares comerciais de pitangatuba, e que sua polpa esteja brevemente disponível para consumo de nossa população.
Forte abraço!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Tenho dois pés em casa, nascidos de frutos que eu trouxe de Búzios, Praia de Tucuns.Concordo com tudo o que foi falado,bonito arbusto para o jardim e fruta muito interessante para comer.
Olá, Carlos Jamel. Seja bem-vindo a nosso blog. De fato, a pitangatuba ocorre em estado silvestre na Praia de Tucuns, assim como em muitos outros balneários em Armação dos Búzios-RJ. Parabéns pelo bom gosto!
Como consigo mudas ou sementes?
como consigo uma muda ou sementes??
Ola amigos, gostaria muito de uma muda ou semente de pitangatuba . posso trocar por sementes ou mudas que tenho algumas como: pimentas,Lambari, biquinho amalero e vermelho etc.ou comprar se for o caso .obrigado saude e paz ! Carlos
alguem tem mudas pra vender trocar ou doar ? obrigado
Aos amigos que perguntaram sobre mudas de pitangatuba: elas estão disponíveis para venda em nosso site, www.e-jardim.com, através de nosso e-mail de contato. Teremos muito prazer em atendê-los!
Postar um comentário