Em meados de agosto, começa a colheita de mapatis (Pourouma cecropiifolia) no E-jardim. A safra, sempre abundante, se estende até janeiro, deliciando nossos clientes e familiares. De fato, esta fantástica fruta amazônica agrada a todos os paladares. Muito já foi dito sobre ela, porém nunca vi explicação alguma sobre como consumi-la ao natural. O post de hoje é dedicado a este tema. Bom apetite!
A primeira imagem mostra um pote cheio de mapatis recém-colhidos, devidamente lavados e levados à geladeira, de forma que atinjam a temperatura de excelência para consumo.
O leitor provavelmente foi levado a pensar que a uva-da-amazônia (outro nome para esta fruta) deve ser consumida como uma jabuticaba (Myrciaria jaboticaba) ou como uma uva (Vitis vinifera), ou seja, levando-a à boca e separando casca, polpa e semente com o auxílio da língua. Nada mais errado!
A casca da cucura (mais um sinônimo popular, empregado no alto Rio Negro, de onde a trouxemos para cultivo, há mais de dez anos) é relativamente dura e não se rompe na parte superior quando pressionada com os dentes. Além disso, é relativamente áspera e um pouco abrasiva na língua, o que definitivamente não acontece com a jabuticaba ou com a uva. Por isso, recomendo que se utilize uma pequena faca ou canivete para retirar o "cabinho" (pedicelo, em "botaniquês"). Como na foto acima.
A seção de casca quando levantada, revela o suculento e translúcido conteúdo, de sabor doce e muito agradável, sem nenhuma acidez. Rico em flavonoides (classe de substâncias que proporcionam inúmeros benefícios à saúde) e principalmente em potássio, apresenta apenas 64 calorias a cada 100 gramas de polpa pura.
A seguir, deve-se pressionar com os dedos a parte inferior da casca, ação que desprende facilmente a polpa sucosa e ao mesmo tempo firme da fruta.
A semente e a casca separam-se facilmente da polpa, conforme ilustrado na foto acima. Repare na enorme quantidade da parte comestível, exibida em separado na última imagem, pronta para degustação!
Maiores informações e mudas disponíveis em nosso site, no link abaixo: